Santa Catarina participará da Reunião Técnica do CONACI em Brasília

ConaciRepresentantes de todos Estados e das capitais de todo País, se reúnem em Brasília (DF), para debater sobre controle e transparência, na 11ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), nos dias 26 e 27 de março. De Santa Catarina, participará o Auditor Interno do Poder Executivo Frederico Augusto Silva da Luz.

Entre os itens da pauta, os mais importantes são: a aprovação do Plano Estratégico do CONACI para 2014/2015; o debate sobre a PEC 45/2009,que trata sobre o Controle Interno; e a regulamentação, nos entes da federação,da Lei n º 12.846/2013, que aborda a responsabilização das pessoas jurídicas.

O evento será na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (SDE-DF) e contará também com a entrega de honrarias por contribuição no desenvolvimento do controle interno brasileiro a autoridades do poder Executivo e Legislativo que foram escolhidas durante a última reunião, dia 20 de janeiro, em Brasília.

SAIBA MAIS

CONACI – Em uma sociedade que demanda atitudes cada vez mais ativas em defesa da transparência dos gastos públicos, o CONACI exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Controle Interno – Fiscalização e acompanhamento exercidos no âmbito de cada Poder, sobre os atos da administração pública de caráter orçamentário, financeiro, contábil e patrimonial, exercidos pelos órgãos públicos, internamente, com o objetivo de assegurar economicidade, eficiência, legalidade e moralidade. (Senado Federal).