Fomentar a eficiência e eficácia da gestão pública estadual

construcao1As obras públicas demandam um tratamento individualizado, quer pela materialidade dos recursos envolvidos, quer pela importância social que possuem para a comunidade ou pelas peculiaridades que as distinguem de outras contratações da administração pública. Por isso, os Auditores Internos do Poder Executivo, lotados na Gerência de Auditoria de Licitações e Contratos (GEALC), trabalham, prioritariamente, com ações preventivas e de capacitação dos agentes públicos envolvidos com obras públicas, para fomentar a contínua melhoria dos serviços e a correta aplicação dos recursos.

Neste sentido, os Auditores Internos elaboraram, em 2009, um Manual de Licitações e Contratos de Obras Públicas, com um roteiro simplificado dos principais conceitos e pontos importantes, das etapas do processo licitatório e da execução do contrato, detalhando-os resumidamente.  O texto basicamente divide-se em quatro temas: planejamento (incluindo os projetos), a licitação, contratação e fiscalização.

O objetivo é contribuir para melhorar os níveis de eficiência e eficácia da gestão da administração pública estadual, reforçando a ideia de atuação preventiva, de caráter pedagógico, na qual o corpo técnico da Diretoria de Auditoria Geral (DIAG) vem estabelecendo uma série de medidas, junto aos agentes e gestores públicos.

Para conhecer mais clique aqui