20 de novembro: Sindiauditoria comemora o dia do Auditor Interno

Hoje, 20 de novembro, é comemorado o dia do Auditor Interno, data que rememora a fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (Audibra), atual IIA-Brasil, em 1960. O Sindiauditoria parabeniza os seus associados que, com seu trabalho e empenho diário, buscam a integridade do patrimônio público e a efetividade na qualidade do gasto. Contribuindo, assim, para tornar Santa Catarina um modelo de excelência na qualidade do controle dos recursos.

Os Auditores Internos do Poder Executivo contribuem para a boa gestão dos recursos públicos e são imprescindíveis para o desenvolvimento de mais ações e programas governamentais que a sociedade necessita, principalmente investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança e lazer.

Carreira – Em Santa Catarina, os 68 cargos de Auditor Interno do Poder Executivo pertencem à carreira de servidor público do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Fazenda. O Auditor Interno tem papel fundamental no auxílio aos órgãos e entidades públicas estaduais, no cumprimento de suas responsabilidades e no fortalecimento de seus controles internos. Suas atribuições estão descritas no Anexo II-F da Lei Complementar nº 352, de 25/04/2006. Para admissão no cargo, por meio de concurso público, é necessária a formação de nível superior em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Direito. Entretanto, na prática, observa-se que cresce a exigência por profissionais com formação em outras áreas, notadamente, nas áreas de engenharia e de ciências da computação.

Conheça mais sobre a Diretoria de Auditoria Geral

cartao_diaauditor