Seminário Catarinense de Transparência Pública e Controle Social em Florianópolis

O Governo do Estado promove amanhã, 11 de outubro, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, o 5º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social. O evento é uma realização do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda e tem o objetivo de debater as lacunas que ainda dificultam o acesso eficaz dos cidadãos às informações públicas. O Auditor Interno Décio Vargas, que atua na Diretoria de Auditoria Geral (DIAG), contribuirá no painel “Os órgãos de controle e a transparência pública”, às 15h30.

A abertura oficial do evento será às 9 horas. A primeira palestra será feita por uma das maiores referências no assunto, a presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Ângela Maria Soares Silvares. Ela vai traçar um panorama sobre “Transparência Pública e Cidadania”. Ela, que também é secretária de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, defende que uma sociedade bem informada passa a exercer maior controle sobre os governos e, conseqüentemente, a exigir serviços públicos mais eficientes.

A palestra de encerramento, às 17 horas, será proferida pela professora do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC), Paula Chies Schommer. Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, ela vai falar sobre “Accountability: para além da transparência e da prestação de contas”.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site: http://www.educacaofiscal.com.br.

Jaércio Bento com informações da SEF/SC

email_mkt