CAUC liberado, mais recursos para os catarinenses

CAUC liberado, mais recursos para os catarinenses A Secretaria de Estado da Fazenda, por meio do trabalho dos Auditores Internos do Poder Executivo, monitora a regularidade de todos os CNPJs vinculados ao CNPJ Principal do Estado, para manter o Governo apto ao recebimento de recursos e não ter prejuízos com a paralisação de obras ou de ações custeadas com recursos da União. A Gerência de Auditoria de Recursos Antecipados (GERAN) é a responsável pelo acompanhamento dentro da estrutura da Diretoria de Auditoria Geral (DIAG).

O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) é um sistema do Governo Federal que consolida as informações a serem verificadas pelo gestor público do órgão ou entidade concedente quanto ao cumprimento das exigências legais estabelecidas aos estados e municípios para o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União, além de ser utilizado para comprovar a situação de adimplência nas liberações de operações de crédito interno ou concessão de garantia da União.

A situação de inadimplência junto ao CAUC inviabiliza importantes ações de governo, com o bloqueio da entrada de recursos ao Estado para aplicação em importantes áreas como: saúde, educação, assistência social, segurança pública, habitação, entre outras.

Na página da SEF, você encontra relatórios e conhece a legislação que normatiza essa atividade.

Jaércio Bento com informações da SEF/SC