DIAG representa a Secretaria da Fazenda no IX Encontro Nacional do CONACI

banner_blogNos dias 25 e 26 de setembro ocorreu, em Belém (PA), o IX Encontro Nacional do Conselho Nacional de Controle Interno. O evento, que trouxe o tema “Fortalecer o Controle Interno para Combater a Corrupção”, contou com a presença de representantes dos estados, que compõem o CONACI, convidados e autoridades. Representou Santa Catarina, o Auditor Interno Frederico da Luz, que atua na Diretoria de Auditoria Geral da Secretaria da Fazenda.

O governador do Estado do Pará, Simão Jatene, abriu oficialmente o encontro dando as boas-vindas aos participantes e ressaltou a relevância do evento para o enfrentamento dos desafios impostos em busca do efetivo controle e transparência. “Quem transforma a sociedade é a própria sociedade. Precisamos agir coletivamente utilizando para isso as nossas competências individuais. Que esse evento seja parte de um projeto de nação capaz de representar a sociedade em busca de um país ainda melhor”, reforçou.

Um dos convidados principais foi o ministro Gilson Dipp, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que abordou o tema “A Contribuição do Poder Judiciário no Combate à Improbidade Administrativa”. Na ocasião, o magistrado discorreu sobre as dificuldades enfrentadas no Judiciário a partir de sua experiência e trajetória profissional e reforçou particularmente a relevância da Lei n. 12.846, conhecida como Lei Anticorrupção, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2014. “Trata-se de uma lei extremamente moderna, inovadora e eficaz que causará impacto imediato na sociedade ao trazer a responsabilidade objetiva das personalidades jurídicas contra atos ilícitos. A administração pública nunca teve tantas ferramentas como agora e caberá às autoridades fazer a correta aplicação da mesma”, completou.

Luz acredita que foi fundamental a presença do Estado no evento. “O CONACI proporciona o compartilhamento e troca de informações com todos os demais Entes da federação, o que colabora e muito no aprimoramento do controle interno estadual”, considerou. Aliás, ele participa hoje (27), da 8ª Reunião Técnica  do Conselho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jaércio Bento com informações do Auditor Interno Frederico da Luz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s