O reconhecimento de uma vida dedicada a Contabilidade

IMG_7773O reconhecimento profissional do Auditor Interno do Poder Executivo Wanderlei Pereira das Neves, ultrapassou as fronteiras de Santa Catarina. No dia 22 de julho, em Porto Alegre (RS) ele tomou posse como membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). Surpreso, ele reconhece que jamais trabalhou esperando um “reconhecimento tão grande”.

Neves consolidou seu nome no cenário nacional com muita dedicação. “Essa indicação é fruto de uma carreira que iniciou em 1982, na graduação”, destaca. Ele cursou Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dessa época, ele traz recordação dos professores Flávio da Cruz e Lindomar Fabro, que também integram a Abracicon.

Depois da faculdade, ele continuou os estudos. Fez pós-graduação em Auditoria Governamental e em Contabilidade Prática. Além do Mestrado em Administração e Gestão Estratégica das organizações. Neves também lecionou em universidades e cursos, fez palestras em eventos e atuou com a capacitação dos municípios. Diversos trabalhos dentro e fora do Estado. “O último curso de pós-graduação que ministrei foi em Boa Vista, capital de Roraima”, destaca.

Dos 25 anos que é servidor da Fazenda, 21 foram dedicados a Contabilidade. Foi Contador Geral de 1995 a 1997 e de 2003 a 2010 e diretor do Tesouro de 1997 a 1998. “Procurei sempre fortalecer a categoria”, afirma. Prova disso, foi a criação da carreira de contador da fazenda estadual, dentro da Secretaria. “Quando sai da diretoria tínhamos 106 contadores, uma das melhores estruturas de contabilidade pública do Brasil, reconhecida pelo Tesouro Nacional”, recorda. A iniciativa serviu de modelo para o Brasil.

A Abracicon é uma instituição nacional sem fins lucrativos ou econômicos, com sede na cidade de Brasília (DF), que tem como objetivo promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.

Para ele, unir Contabilidade e Direito é o casamento perfeito para um Auditor Interno. Sem descartar a Administração, como um conhecimento que todos devem buscar. “A formação contábil me ajudou e muito nas atividades”, reconhece.

Atualmente, é diretor de Captação de Recursos e da Dívida Pública da Secretaria de Estado da Fazenda e presidente da Academia Catarinense de Ciências Contábeis.

Jaércio Bento