Instituto dos Auditores Internos lança cartilha global sobre governança

Imagem

Entidade esclarece a função Controle dentro das corporações através da chamada “Três Linhas de Defesa”

O IIA Global, The Institute of Internal Auditors, principal associação da carreira no mundo, acaba de lançar uma declaração de posicionamento que esclarece quais são as responsabilidades e papéis dos profissionais que atuam com governança, controle e gerenciamento de riscos dentro das organizações. A cartilha de 10 páginas é um guia detalhado que traz recomendações com as melhores práticas que podem ajudar as organizações a delegar e coordenar funções essenciais de riscos e controles no ambiente corporativo.

O documento mostra como funciona o modelo criado recentemente pela Comunidade Europeia, conhecido como “As Três Linhas de Defesa”, que separam áreas, funções e profissionais quanto as questões relacionadas ao gerenciamento de riscos corporativos. Para Renato Trisciuzzi, presidente do conselho do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, a Declaração de Posicionamento do IIA Global pode servir de referência para empresas de todos os portes,  embora seja mais frequente encontrar seus conceitos aplicados em grandes organizações. “É uma bússola importantíssima, que indica um modelo eficaz e sensato de controle da governança, contribuindo para torná-la mais efetiva e eficiente”, ressalta.

As Três Linhas de Defesa sugerem que o auditor interno esteja na fase final do processo de gerenciamento de riscos e controle, sendo ele o responsável por reportar-se diretamente a alta administração e ao órgão de governança da empresa (conselho e comitê de auditoria). A Declaração de Posicionamento do IIA Global já foi traduzida para o português e está disponível para os associados ao IIA Brasil.

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, completa 52 anos de fundação e é uma das 10 maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação internacional do setor no mundo.

Além de ser referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros Institutos no mundo como o IIA de Angola, o instituto é responsável por coordenar por aqui todo o processo de obtenção de certificações internacionais da carreira, como o CIA– Certified Internal Auditor. Sua missão também é de promover debates e aprimoramentos profissionais através de cursos técnicos, seminários e congressos nacionais e internacionais.

————————————————

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação CONACI:
 Aline Cesconetto – Contato
Texto: Carlos Marcondes 
E-mail:
 marcondes@amanaje.com.br
Telefone:
 (11) 3467-4459 / 98160-7110
Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s