Secretaria da Fazenda lança Caderno Mensal de Indicadores Econômico-fiscais

A Secretaria de Estado da Fazenda está lançando o Caderno Mensal de Indicadores Econômico-fiscais para acompanhar mais de perto o andamento da economia catarinense. A publicação terá indicadores, como emprego, balança comercial, produção industrial, vendas e receitas do comércio, consumo de energia elétrica, inflação, câmbio e arrecadação. O objetivo é dispor de um estudo atualizado para que o Governo tenha em mãos dados que permitam fazer projeções de receitas públicas mais assertivas.

“A arrecadação está diretamente ligada ao desempenho da economia. Por isso, a publicação servirá de subsídio para a elaboração do orçamento estadual bem como para a tomada de decisões estratégicas de agentes públicos e também privados”, afirma Romualdo Goulart, diretor de Planejamento Orçamentário. A área é responsável pela compilação e organização dos indicadores que serão destacados na publicação.

Goulart explica que o acompanhamento permitirá não só monitorar o desempenho da economia como também indicar tendências de curto prazo e verificar o impacto de mudanças na legislação tributária. Assim, será possível à Secretaria da Fazenda, por exemplo, planejar e monitorar com mais assertividade suas políticas de incentivos fiscais. Da mesma forma, terá mais informações para confrontar os dados de arrecadação do Estado com as vendas por setores, permitindo a definição de ações de fiscalização.

A primeira edição traz os indicadores econômico-fiscais do ano de 2012. Os dados levam à projeção de um PIB estadual de 3,6% acima do projetado para 2011 (2,6%). Vale destacar que hoje o PIB oficial de Santa Catarina é divulgado com dois anos de defasagem. Ainda segundo a publicação, a receita líquida disponível Estadual teve um crescimento nominal de 9,6% e a receita tributária cresceu 10,6%. A análise dos dados aponta para um crescimento das receitas públicas em 2013 em patamares próximos aos de 2012.

Leia a publicação na íntegra

Assessoria de Comunicação SEF
Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz