SC é o primeiro no Brasil em percentual de funcionários com nível superior e pós-graduação na gestão estadual

É o que diz a pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2012, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira.

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2012 apontou que Santa Catarina é o primeiro do Brasil em percentual de trabalhadores com nível superior e pós-graduação na gestão estadual. Dos 113.698 funcionários, 75% estão nessa posição. O estudo foi divulgada na manhã desta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Estadic, atrás de Santa Catarina estão São Paulo, com 68,4% dos servidores e contratados com o ensino superior ou pós-graduados e Paraná, com índice de 61%. Ao se levar em conta a média dos 26 estados e distrito federal, 53,5% (1,4 milhão) de servidores tinham pelo menos o diploma de faculdade. Outros 31,9% tinham o nível médio (834,4 mil) e 9,1% (238,6 mil) tinham o ensino fundamental.

Essa é a primeira divulgação da pesquisa que trouxe informações sobre as gestões estaduais a partir da coleta de dados sobre temas, como recursos humanos, conselhos e fundos estaduais, política de gênero, direitos humanos, segurança alimentar e produtiva, com base nos registros e informações fornecidos pelos gestores estaduais.