O conselheiro não vem mais

A volta de Ubiratan Rezende ao governo não vai mais acontecer. O professor, que foi secretário da Fazenda no início da gestão de Raimundo Colombo, deixou o cargo após oito meses por entender que não conseguia mexer nas questões estruturais do Estado. Em janeiro, aceitou convite para retornar, em uma função mais estratégia que gerencial, mas desistiu e vai continuar lecionando na Universidade Ave Maria, na Flórida.

Amigo e conselheiro do governador, Rezende diz que depois do convite não foi feita nenhuma movimentação para resolver as dificuldades burocráticas que permitiriam sua cessão ao Estado. Acabou desistindo. Mas, ressalta, não é apenas a burocracia que o afasta.

– Essa falta de empenho também define as prioridades. Eu seria exatamente aquela voz a dizer que lógica política do governo precisa ser revista – afirma Rezende.

Ele se refere ao modelo político que sustenta o governo de Colombo, baseado em uma ampla aliança de partidos. O ex-secretário diz que os financiamentos bilionários conquistados junto ao governo federal não vão mudar a gestão.

– Ele vai continuar a enfrentar ameaças de greve, a depender de indicações políticas para compor a equipe administrativa, vai continuar a repassar recursos significativos aos demais poderes. – avalia.

Rezende diz que a decisão não afeta a relação de amizade com o governador. Alega entender a manutenção da lógica política do governo, embora discorde. Acredita que esse modelo pode até levar à reeleição – não pelo sucesso do governo, mas por fraqueza dos adversários.

– Eu disse para ele: “Tem vários governos dentro do teu. Cada um dos interesses que estão dentro do governo, estão aí para defender esses interesses, não o teu governo. É difícil fazer a coordenação de diversos governos dentro do governo”.

Fonte: Blog Moacir Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s