“Governo precisa ser responsável, sem populismos”*

Um sentimento de insegurança afeta o espírito dos catarinenses. Rapidamente, somos levados a eleger as razões deste fato social. O culpado é o Estado. Será? Sim, grande parte das razões pode ser apontada aos entes públicos. Com despesas correntes insuportáveis, o Estado fraqueja. Todos queremos mais salários, menos tributos… Mas o modelo federativo concentra mais de 70% da arrecadação em Brasília. Dividimos as migalhas com 295 municípios.

Só a folha de pagamento da segurança pública catarinense custou, em 2012, R$ 1,711 bilhão, custará R$ 2 bilhões em 2013. E muito precisa ser feito para dar padrão de dignidade a quem atua no setor.

Não precisamos da fraca Força Nacional (que detém 1.280 homens para o Brasil inteiro), precisamos do dinheiro que Brasília concentra. E isso feito por meio de transferência voluntária para a construção de presídios e sua manutenção, para a aquisição de equipamentos modernos e tecnologias.

Nos dois anos de governo Raimundo Colombo, a segurança pública recebeu o acréscimo de 3.154 novos policiais. A maior convocação já feita por um governo. Nesta semana, foi autorizado o chamamento de mais 1,5 mil novos policiais militares. Será suficiente? Não. O Estado não é onipresente.

Alguns se apressam em cobrar providências. Compreende-se a angústia, mas o governo precisa ser responsável e muitas das medidas, já efetivadas, não podem ser publicadas por puro populismo e para a defesa política da imagem do governo. São decisões técnicas que estão sendo ativadas diuturnamente sem prevenir os criminosos. A força policial catarinense vencerá esta batalha. Mas no âmago, o modelo federativo de concentração do dinheiro em Brasília continuará a pressionar o tecido social rumo à ruptura.

*ANTONIO GAVAZZONI – SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA DE SANTA CATARINA