Observatório Social apresenta diagnóstico e ferramentas a serem adotados pelo Executivo e Legislativo de São José

Na Primeira Prestação de Contas à Sociedade apresentada a autoridades, representantes da comunidade, do setor empresarial e social, no dia 5 de fevereiro, a diretoria e o conselheiro Deliberativo do Observatório Social de São José (OSSJ) mostrou o resultado do seu trabalho. Mas principalmente, destacou o resultado do diagnóstico e ferramentas que devem ser usadas tanto pelo poder Executivo como o poder Legislativo para melhor controle de interno e mais transparência junto aos habitantes de São José.
E estava lá para conhecer essas propostas, a prefeita, Adeliana Dal Pont, o presidente da Câmara de Vereadores, Sanderson de Jesus e os vereadores Clonny Capistrano e Chico Silvy. Prestigiaram ainda o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, o presidente da Aemflo e CDL-SJ, Tito Alfredo Schmitt, o vice-presidente de patrimônio da Aemflo, Genésio Hoffmann, o presidente do SindiAuditoria, Rodrigo Stigger Dutra e o vice-presidente do OSSJ, Fernando Baldissera.
O presidente do OSSJ, auditor interno, Jaime Luiz Klein, destacou as ações e as análises e acompanhamentos realizados em 2012 pelo Observatório como a denuncia de irregularidade na licitação de implantação da Zona Azul do municio, obrigando a administração municipal a refazer o processo. Klein também apresentou o diagnóstico das ferramentas de gestão do poder executivo e legislativo de São José com pontos positivos e negativos encontrados em ambos os poderes. “A lista de soluções e melhorias nas ferramentas de gestão serão encaminhados às autoridades políticas de São José para auxiliá-los em 2013”, afirma.
Uma das sugestões à Câmara de Vereadores feita pelo Observatório são as melhorias a serem aplicadas como a implantação do Diário Oficial Eletrônico, além das Leis Sancionadas, as Licitações e atos de nomeação e exoneração de servidores. Mas Klein destacou como pontos positivos no Legislativo foram apontados a gravação e transmissão das Sessões Ordinárias e o sistema de tramitação de Projetos.
Para o poder Executivo, o OSSJ listou a utilização do Pregão Eletrônico e o Sistema de Registro de Preços e o Portal da Licitação e a implantação do Diário Oficial foi sugerida como melhoria para a transparência pública. Houve ainda, na abertura do evento, palestra sobre o trabalho do Observatório da diretora executiva do Observatório Social do Brasil, Roni Enara, que elogiou o primeiro ano de atuação do OSSJ.
A Prefeita Adeliana Dal Pont anunciou durante o evento o pedido de urgência para que a Câmara Municipal autorize a adesão de São José ao Diário Oficial Eletrônico da Fecam (Federação Catarinense de Municípios). O presidente da Câmara Municipal, Sanderson de Jesus ressaltou a importância de trabalhar com serenidade e reiterou o compromisso em nome do Legislativo Josefense de atender o Observatório Social de São José “Vamos fazer uma gestão transparente, procurando pautar na justiça, bom senso”.
Tito Alfredo Schmitt ficou satisfeito com os resultados conquistados pelo OSSJ em 2012 e se disse otimista com a fiscalização que será efetuada nesse ano. “Impressionou-nos o entusiasmo do presidente do OSSJ, Jaime Luiz Klein e de toda a sua equipe. Os resultados apresentados provaram a competência das pessoas que compõe a entidade. Esperamos que neste ano, o OSSJ consiga ter resultados ainda mais significativos e concretos. O OSSJ nos dá esperança em um ótimo trabalho fiscalizador em 2013”, declara.
Veja o vídeo Links: http://www.cmsj.sc.gov.br/portal/index.php?page=tv ou http://www.youtube.com/v/z3PXXBkFAxA&hl=pt_BR&

Fonte: Imprensa SindiAuditoria com imprensa Câmara de Vereadores SJ e Aemflo
Fotos:Divulgação Aemflo

Apresenta 1ª prestac conta OSSJ - Jaime KleinApresenta 1ª prestac conta OSSJ