Na ocasião, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, garantiu que o novo terminal ficará pronto antes da Copa, afirmou que a estatal está negociando para assumir o aeroporto de Chapecó e que investirá em Navegantes (veja detalhes na entrevista abaixo).
Entre aplausos e discursos inflamados de que esta deve ser a mais importante obra para Florianópolis nos últimos anos, o governador Raimundo Colombo enfatizou que a duplicação da Diomício Freitas e as obras de acesso ao novo aeroporto ficarão prontas em junho de 2014 – oito meses antes do que o cronograma original. O presidente da Infraero garantiu que o novo terminal de passageiros poderá entrar em operação em maio do próximo ano.
A alternativa encontrada pela Infraero para que o terminal comece a operar sem o acesso viário estar pronto será utilizar uma via projetada entre os dois terminais.
Para que as obras de responsabilidade do governo de SC fiquem prontas antes do prazo, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, explicou que foi acertada, com o consórcio vencedor da licitação, a execução de quatro frentes de trabalho para agilizar as obras.
– O prazo é junho de 2014 porque, neste período, o novo terminal de passageiros estará 70% pronto e com condições de uso. Temos ainda o compromisso de que a obra esteja concluída no início da Copa, inclusive por negociação com seleções que poderão fazer a pré-temporada na Capital – justificou.
Junto com a instalação das quatro frentes de trabalho, serão feitas as indenizações de 317 imóveis por onde passará o traçado. A prefeitura ainda precisa fazer o cadastramento das famílias, para que o Estado possa avaliar os valores e pagar os proprietários. O custo está estimado em R$ 15 milhões.
Fonte: ClicRBS