A greve e “a morte dos pobres”

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) vai se posicionar, hoje, sobre a greve dos servidores da saúde com uma nota oficial contundente. O texto começa enfatizando:

– O que assistimos nos hospitais públicos de Santa Catarina é o exemplo mais concreto da mistanásia. A morte miserável de pessoas pobres.
Assinada por Aguinel Bastian Junior, presidente da ACM e ex-dirigente do Conselho das Entidades Médicas (Cosemesc), a manifestação sustenta que é dever do Estado parar tudo para atender às necessidades essenciais da população.
– Deve suspender campanhas, realocar recursos de investimentos de outra ordem, enxugar seus recursos humanos administrativos e consequentes cabides de emprego e cumprir a missão primeira do governante democrático. Atender o cidadão nas suas necessidades mais essenciais: saúde, segurança pública e educação – continua a nota.
Mais adiante, analisa a responsabilidade do Estado, alertando que para o cidadão não interessa se a culpa é do atual ou de outros governos. Prevalece o dever de dar assistência. Posiciona-se pelo direito de greve, mas também pela manutenção dos serviços emergenciais.
Em outro ponto, lembra que o Cosemesc vem apelando ao governo, em cartas e boletins, sobre o agravamento da situação e que a atual greve “expõe o desmantelamento das estruturas públicas da saúde”.
A greve entra esta semana no segundo mês sem perspectivas de uma solução. A partir de hoje estarão cortados os salários dos grevistas. Os punidos chegam a cerca de mil funcionários. O sindicato anunciou que recorreria à Justiça para impedir a execução da medida.
O fim de semana foi marcado por novas denúncias de casos dramáticos de pacientes em delicado estado de saúde que tiveram canceladas ou prorrogadas cirurgias de urgência em hospitais públicos da Capital.
Semana começa com corte de ponto de grevistas e nota dura de entidades médicas.

Fonte Moacir Pereira/DC