Transparência: SC cai em ranking de estados

A transparência das contas públicas de Santa Catarina aumentou nos últimos dois anos, de acordo com Índice de Transparência divulgado ontem pela ONG Contas Abertas. De zero a 10, o Estado ficou com nota 6,91 na avaliação.

No ranking geral dos estados brasileiros, o portal transparência do governo catarinense ficou em 8º lugar, caindo duas posições em relação ao primeiro índice, de 2010, quanto tinha nota 5,56 e e estava na 6ª posição. A queda ocorreu porque, mesmo tendo melhorado a nota, outros estados tiveram avanços mais significativos e alcançaram mais posições. O índice analisa o conteúdo, a frequência de atualização e a facilidade de uso dos portais de transparência orçamentária de todas as 27 unidades da Federação. O projeto tem como base a Lei Complementar 131/2009, que determina que os poderes divulguem informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira em tempo real na internet.
Para o economista e secretário geral do Contas Abertas, Gil Castello Branco, que participou da comissão de avaliação, a evolução dos portais em todo o país foi positiva, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
– Na primeira avaliação em 2010 a nota média era inferior a 5, se a transparência fosse uma aluna nem passaria de ano. Neste ano passa de ano, mas passa raspando – afirma.

Fonte: Diário Catarinense