Dia do Auditor Interno, por Rodrigo Stigger Dutra *

A exemplo do que vem ocorrendo nas principais economias do planeta nos últimos anos, observa-se em nosso país uma crescente valorização do trabalho desempenhado pelo auditor interno. Essa constatação não é fruto do acaso: se, no passado, os esforços da auditoria interna estavam tão somente direcionados às operações financeiras, nos dias atuais a diversificação do foco de atuação exige uma gama maior de conhecimentos do auditor interno para que esse profissional esteja apto a atuar também na gestão de riscos operacionais, estratégicos e de negócios.
Em consequência da maior complexidade das atividades de auditoria interna resultante desse novo cenário, novas aptidões são exigidas. Em recente pesquisa sobre a profissão divulgada pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA Global), atributos anteriormente muito valorizados, como o apurado conhecimento em contabilidade e finanças, atualmente estão distantes do topo da lista das habilidades mais procuradas. Para auditores internos que atuam na América Latina, as principais habilidades esperadas são pensamento analítico-crítico, gerenciamento de riscos, comunicação, conhecimentos em TI e perspicácia para negócios.
Atentos a essas transformações, o corpo de auditores internos do Poder Executivo de Santa Catarina vem imprimindo um novo ritmo em suas atividades, notadamente nos dois últimos anos. Esses profissionais têm investido no aprimoramento de um modelo de atuação que prioriza a parceria com órgãos e entidades, com ênfase na especialização, na prevenção e no assessoramento aos tomadores de decisões, de modo a contribuir para que o nosso Estado consiga cada vez mais entregar melhores serviços à sociedade catarinense.
Parabéns a todos que lutam pela valorização da auditoria interna.

* PRESIDENTE DO SINDICATO DOS AUDITORES INTERNOS DO PODER EXECUTIVO DE SC

Fonte: Diário Catarinense