Campanha pelo comando da OAB-SC chega ao fim

Uma campanha que movimenta cerca de 20 mil eleitores – o equivalente à população de aproximadamente 200 municípios catarinenses – termina neste fim de semana. Na segunda-feira, os advogados catarinenses vão às urnas para escolher a nova diretoria da OAB catarinense que terá mandato de três anos.
A disputa foi acirrada. Pela situação, é candidato o atual vice-presidente, Márcio Vicari, com Diogo Pítsica como vice. Do outro lado, está a candidatura de Tullo Cavallazzi Filho e Marcus Antônio Luiz da Silva. As duas candidaturas foram oficializadas somente em setembro, mas a campanha começou bem antes. A chapa Todos pela Ordem, de Cavallazzi, foi lançada em 18 de junho. O nome de Vicari, chapa Cidadania, oficializado em setembro.
A eleição envolve uma das entidades de classe mais influentes do país. Além de movimentar um orçamento significativo, a OAB é referência em temas importantes, como sistema prisional, eleições e questões ligadas aos direitos humanos. Também participa do processo de indicação dos integrantes do Tribunal de Justiça, através do chamado quinto constitucional, e está envolvida no atendimento à população carente por meio da defensoria dativa, que deve ser substituída, até próximo ano, pela defensoria pública.

Voto é obrigatório e poderá ser dado em 46 locais no Estado

Neste ano, a votação entre os advogados voltará a ser de forma manual. Desde 2000, todos os processos eleitorais da OAB eram feitos com as urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mas, desta vez, a presidência do TSE informou a impossibilidade de fornecer os equipamentos, por não ser possível concluir em tempo hábil a atualização das urnas extraoficiais.
O voto para a escolha da direção a OAB é obrigatório, sendo que os advogados que não comparecerem precisam justificar. A votação ocorrerá na sede da OAB, em Florianópolis, e em outros 45 locais de votação espalhados pelo Estado, das 9h às 17h.

Fonte: Diário Catarinense