Auditores internos participam de qualificação para atuar na auditoria operacional

Um grupo de 26 auditores internos do Poder Executivo de Santa Catarina, dois auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e dois do Instituto de Previdência (Iprev) participaram do curso Auditoria Operacional, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro. A capacitação foi ministrada pelo auditor federal de Controle Externo da TCU, Dagomar Henriques Limas e a finalidade é preparar esses profissionais para o uso da auditoria operacional, técnica que visa essencialmente analisar a atuação do gestor ou o resultado de um programa de governo, adicionando valor para melhoria e aperfeiçamento da gestão. Cabe ao auditor nesses casos fazer recomendações e acompanhar a aplicação das mesmas para aprimorar eventual incompatibilidade e assim obter a excelência esperada.
De acordo com o assessor da Diretoria Geral de Auditoria Interna, auditor Cristiano Socas da Silva, a auditoria operacional é uma modalidade da auditoria que visa a analisar a gestão do administrador público verificando se está condizente com a economicidade, eficácia, eficiência e efetividade. É uma técnica conhecida e começou a ser usada no ano passado no governo estadual em dois setores e agora será ampliada a sua aplicação, por isso, o treinamento dos profissionais. O treinamento foi da Secretaria de Estado da Fazenda, mediante o projeto Profisco e contou com apoio da Escola Fazendária.

Fonte: Imprensa SindiAuditoria