Ajuda para fechar conta dos prefeitos

Após se reunir ontem com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para apresentar demandas por mais recursos para os municípios, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, disse ter recebido a promessa de que as propostas serão estudadas.

Os prefeitos querem dinheiro para fechar as contas de final de mandato.

A preocupação é de que os atuais prefeitos não consigam entregar os cargos aos sucessores com as contas da gestão devidamente equilibradas. Os prefeitos reclamam, por exemplo, que a expectativa inicial de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 2012 caiu de R$ 76,9 bilhões para R$ 69 bilhões. A CNM, no entanto, estima que o valor não passará sequer de R$ 67 bilhões.
A entidade pede, também, a liberação de restos a pagar do Orçamento da União devidos aos municípios, valores que chegam a R$ 18,2 bilhões, de acordo com o presidente da CNM.

Perda de receita serviu como argumento do pedido

A perda de receita com a desoneração de impostos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) também foi citada pelos prefeitos.
– O governo já atendeu à demandas de outros setores da sociedade e vemos a possibilidade de atender também aos prefeitos. Foi feita a promessa de se avaliar, de se tentar atender aos pleitos onde for possível – disse Ziulkoski.
Segundo ele, Ideli deve voltar a receber os prefeitos no dia 13 de novembro para dar uma resposta.
76,9 bilhões de reais era a expectativa inicial de repasse de verba, mas caiu para R$ 69 bilhões
Fonte: Diário Catarinense -BRASÍLIA